Management Artístico como uma profissão




Qualquer que seja o nome, Manager (do inglês, para gerente), gerente, gerente pessoal, gerente de artista, gerente de marca ou gerenciamento representativo de artistas no mundo da música significa que você está se tornando uma parte de cada faceta da vida de outra pessoa. 
Não há virtualmente nenhum aspecto profissional ou pessoal da vida de um artista que um gerente tenha conhecimento e ajudar a direcionar o sucesso da carreira de um artista exige isso. 
Para os novos Managers, o processo de alcance do sucesso pode parecer moroso, mas esperamos que ,de fato, apesar disto, possa lhes trazer recompensas em todos os aspectos de sua vida e que se sintam motivados por esta profissão tão acelerada e desafiadora.
Os artistas da indústria musical às vezes são administrados por advogados. Porém, há uma razão pela qual os gerentes profissionais fazem a melhor escolha dos artistas para gerenciar suas carreiras.
Talvez, advogados não são sejam necessariamente as melhores escolhas para fornecer gerenciamento de carreira aos artistas por não circularem, regularmente, nos meios artísticos.
Os advogados estão dispostos a aconselhar os seus clientes sobre as formas de condução dos negócios sem criar conflito. O gerente artístico de hoje, a fim de se posicionar como o defensor mais forte possível
para um artista em uma indústria altamente competitiva, deve ser capaz de empurrar sua defesa para o limite sem ultrapassar os limites da ética empresarial. Advogados se tornaram gerentes eficazes, mas geralmente isso exigiria que eles deixassem de exercer a advocacia por questão de foco e tempo.

Seja criativo, informado e conectado

O gerente artístico de hoje deve estar disposto a encorajar seus artistas a assumir riscos calculados e apoiar seus clientes quando o fizerem. Isso não significa que eles se arriscam a carreira do artista. 
Em vez disso, envolvem o artista em ideias promocionais que o colocam fora de sua zona de conforto e abrem oportunidades para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Enquanto estiver gerenciando a carreira de outra pessoa, você deve gerenciar a sua própria. 

Que significa você deve se manter atualizado com todo o negócio da música. 
Certamente tecnologia e mudanças no ambiente legal da indústria musical criarão novos rumos e desafios para os artistas, mas também oferecem oportunidades.
 Como gerente, você irá precisa estar ciente das tendências e como elas impactam os artistas em sua lista de gestão.
Isso significa ler regularmente publicações mais relevantes do mercado, participar de convenções do setor, além de engajar sua rede de relacionamentos, um dos principais ativos de um bom manager.


Entenda pessoas e negócios

Saiba mais sobre management e show business com Paulo Barón


Desenvolver relacionamentos interpessoais significativos pode ser desafiador, mas é mais importante para o empresário do artista do que qualquer outra habilidade ou talento.
O trabalho de um artista no mundo da música é uma teia de acordos negociados que exige que o gerente tenha paciência, compreensão da natureza humana, excelentes habilidades de comunicação e uma sólida reputação de confiabilidade. Cada uma dessas características requer cultivo, mas eles irão tornar-se a base de uma carreira de sucesso em gestão.
Além da música, os negócios são outra constante na carreira de um empresário artístico. Como certamente a conexão que a música faz com a paixão de um indivíduo, ela não torne-se comercial até que seja bom para os negócios. 
O gerente do artista deve desenvolver um compreensão da formação de equipes, marketing, orçamento e vendas conforme se aplicam ao fluxos de renda disponíveis para o artista.
O Rocking Your Life pretende ser o guia definitivo para o estudante de gestão de artistas da indústria musical, bem como aqueles que buscam se tornar gerentes de artistas profissionais. Algumas das ferramentas desenvolvidas para este curso não são encontradas em nenhum outro lugar, e gerentes de artistas ativos os considerarão ferramentas úteis de planejamento e organização.
As informações deste curso foram retiradas das experiências de um dos maiores managers da América Latina, Paulo Barón, e lhe ajudarão a ter uma visão sobre gerenciamento de pessoas, ativos, empresas, organizações, projetos, artistas e espetáculos.


Saiba mais sobre management e show business com Paulo Barón

Saiba sempre mais em www.rockcentury.com.br

4 visualizações